e-GOV

Definição:

Governo eletrónico, ou e-gov, consiste no uso das tecnologias da informação - além do conhecimento nos processos internos de governo - e na entrega dos produtos e serviços do Estado tanto aos cidadãos como à indústria e no uso de ferramentas eletrônicas e tecnologias da informação para aproximar governo e cidadãos. As diferentes ferramentas usadas podem ser portais de internet com fóruns, exposição de bancos de dados, aplicativos para telefonia móvel e telefones de serviço. Essas ferramentas podem também ser usadas entre governos e entre governo e organizações privadas, públicas ou de terceiro setor.

De modo geral, aceita-se a noção de governo eletrônico como ligada à prestação de serviços públicos por meio eletrônico, ou seja, utilizando-se recursos de tecnologia da informação, em caráter remoto e disponível no sistema 24/7 ou seja, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana.

Tipos de e-Gov:

  • G2C- Governo para Cidadão.
  • G2G- Governo para Governo.
  • G2B- Governo para Governo.

Fases da Implantação do e- Government:

• 1ª Fase) Começo - Lançamento de websites oficiais de órgãos públicos contendo informações básicas e estática, links e pouca interacção.

• 2ª Fase) Aperfeiçoamento - Os governos apresentam mais informações sobre políticas públicas e governação. Apresentação de links com arquivos acessíveis aos cidadãos, como actas, leis, boletins e regulamentos.

• 3ª Fase) Interacção - Os governos disponibilizam serviços online como o download de formulários e impressão de boletins. Além disso, os portais incluem serviços de conveniência para os cidadãos.

• 4ª Fase) Transacção - Os governos começam a transformar-se através da introdução de mecanismos de interacção entre cidadãos e governo. Todas as transacções de serviços passam a ser realizadas online.

• 5ª Fase) Interligação - Os governos tornam-se entidades ligadas que respondem às necessidades dos cidadãos através de um "escritório" de desenvolvimento integrado. Além disso, a participação online e o agrupamento dos cidadãos são estimulados pelos governos no processo de tomada de decisões.

© 2019 SIAP AP Universidade de Aveiro. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora