e-Gov em Portugal

O que representa o E-Gov para Portugal?

"Um estado com processos simples, descomplicado e menos burocrático, quer perante os cidadãos, empresas e agentes sociais, quer "consigo mesmo", despende certamente menos tempo e recursos na sua operação interna, libertando oportunidades de eficiência e facilitando recentrar focos no que é central"

Entidade responsável pelo e-government em Portugal:

A Agência para a Modernização Administrativa (AMA), é o instituto público que prossegue as atribuições da Presidência do Conselho de Ministros nas áreas da modernização e simplificação administrativa e da administração eletrônica, sob superintendência e tutela da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa.

A AMA é o instituto público responsável pela promoção e desenvolvimento da modernização administrativa em Portugal. A sua atuação divide-se em três eixos: atendimento, transformação digital e simplificação.

Esta agência foi criada em 2007, no âmbito do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE), e resultou da extinção, por fusão, do Instituto de Gestão das Lojas do Cidadão, da transferência de atribuições do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, a quem sucedeu na gestão das Lojas de Empresa, e da transferência de atribuições da Agência para a Sociedade do Conhecimento, a quem sucedeu no domínio da administração eletrônica, designadamente na gestão dos Portais do Cidadão e da Empresa e no desenvolvimento de projetos infra-estruturais como o Cartão de Cidadão ou a plataforma de interoperabilidade.

Objectivos do E-gov:

• Aumentar a eficácia e, sobretudo, a eficiência do setor público administrativo;

• Disponibilizar melhores serviços públicos através de canais eletrónicos; ~

• Facilitar as reformas administrativas e institucionais na governação; • Envolver, de forma informada e efetiva, os cidadãos nos processos de construção política e tomada de decisão;

• Aumentar a eficiência, equidade, transparência, escrutínio e responsabilização da governação;

• Suportar a persecução de objetivos políticos e institucionais na saúde, educa- ção, economia e outros setores;

• Promover a inovação e desenvolvimento nos serviços de administração e gover- no e a sua interação com o tecido econômico-social

• Promover a eficiência dos serviços transfronteiriços, dando resposta à crescente mobilidade dos cidadãos, em especial na Europa .


Dois exemplos de e-Gov em Portugal:

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